Em 21 de dezembro do ano passado, o Diário Oficial do município revelou um escândalo digno de uma nova CPI na Câmara de Arapiraca. O prefeito Luciano Barbosa (MDB) renovou um contrato de quase R$ 10 milhões de uma empresa de autopeças da família do seu defensor e líder do governo na Câmara, Léo Saturnino.
De acordo com a publicação no Diário, o valor do contrato é de quase 10 milhões, para o prazo de um ano. Ou seja, de dezembro de 2022 a dezembro de 2023. A empresa vencedora do certame, Auto Peças Azul Ltda, teve o contrato renovado por mais um ano, por meio de um Termo Aditivo, que garantiu a liberação dessa quantia para os familiares do vereador e apoiador de Barbosa na Câmara.
Especialistas em licitação apontaram uma série de problemas no formato dos documentos optado por Barbosa para favorecer a empresa de Saturnino, como a aderência por ata à contratação. “O prefeito pode até responder por improbidade administrativa. Não faz sentido esse ter sido o modelo adotado. Não é o mais comum”, reagiu um jurista.