Logo
Dólar 5,17
Euro 5,90
Nublado Maceió: 25º
Política
Solidariedade

Lula oferece ajuda à Venezuela após terremoto que matou ao menos 188 pessoas

Lula entrou em contato com presidente do país e perguntou quais eram as necessidades mais urgentes

Redação Agora Alagoas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou o governo brasileiro à disposição da Venezuela após o terremoto de magnitude 7,5 que atingiu o país e deixou ao menos 188 mortos e 1.520 feridos. Em ligação telefônica com a presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez, Lula perguntou quais eram as necessidades mais urgentes e afirmou que o Brasil está mobilizado para prestar assistência à nação vizinha.

Durante uma cerimônia em Ponta Porã (MS), o presidente informou que convocou ministros para uma reunião em Brasília com o objetivo de organizar o envio de ajuda humanitária. Segundo Lula, o governo pretende disponibilizar itens como água, medicamentos, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para auxiliar as vítimas da tragédia.

O terremoto, considerado o mais intenso registrado na Venezuela em mais de um século, segundo dados históricos do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), teve epicentro a oeste de Caracas e provocou o colapso ou graves danos em diversas edificações, especialmente na capital e no estado de La Guaira. Diante da destruição, o governo venezuelano decretou estado de emergência em todo o país, enquanto equipes de resgate seguem em busca de sobreviventes sob os escombros.

Antes da ligação com Delcy Rodríguez, Lula já havia se manifestado nas redes sociais, afirmando ter recebido a notícia com "grande preocupação e consternação". O presidente também determinou que o Ministério das Relações Exteriores, em conjunto com a Embaixada do Brasil em Caracas, avaliasse as medidas de assistência possíveis. Além da Venezuela, os tremores foram sentidos na Colômbia e em cidades do Norte do Brasil, como Belém, Manaus, Santarém, Macapá e Cutias do Araguari.

Receba notícias em seu WhatsApp
Participe da nossa comunidade