O caminhão-tanque que tombou e explodiu na manhã desta segunda-feira (22), na BR-101, entre São Miguel dos Campos e o distrito de Luziápolis, em Campo Alegre, transportava cerca de 51 mil litros de diesel S10. A informação foi divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que acompanhava a ocorrência junto a outros órgãos ambientais.

Segundo o instituto, parte do combustível estava sendo consumida pelas chamas provocadas após o acidente, enquanto outra parcela seguia escoando pela área próxima ao local e avançava em direção ao Rio Jequiá. A situação gerou preocupação ambiental e levou à mobilização de equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas e da Polícia Rodoviária Federal para conter o produto.

De acordo com a PRF, o motorista foi socorrido após o acidente, mas o estado de saúde dele não havia sido divulgado. O veículo do tipo bitrem tombou no quilômetro 150,6 da rodovia e uma das composições explodiu. A outra permaneceu no local, exigindo atenção das equipes de emergência.

A BR-101 continuava totalmente interditada nos dois sentidos, sem previsão de liberação. A orientação era que os motoristas utilizassem rotas alternativas por São Miguel dos Campos, Arapiraca e São Sebastião. Enquanto isso, órgãos ambientais seguiam monitorando a área e avaliando possíveis impactos ao rio e aos ecossistemas da região.