Maceió, 09 de abril de 2025.
Tempo: 🌡️ 28°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

EJA inicia inclusão de habilidades digitais em seu currículo para adultos e idosos

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir deste ano irá promover habilidades como enviar mensagens de texto em redes sociais, identificar golpes e informações falsas online, usar aplicativos bancários e até mesmo fazer perfis em apps de namoro deverão entrar na grade do EJA.

Esse programa faz parte de um projeto do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos. O Pacto EJA, será lançado como inciativa inédita para dar ênfase e visibilidade à educação voltada par jovens, adultos e idosos que não tiveram a alfabetização que não tiveram a oportunidade, quando crianças de ler, escrever e fazer contas simples.

“A gente defende que essas tecnologias possam ser exploradas de uma forma crítica, para que esse sujeito seja um utilizador delas. Não que ele tenha a tecnologia como a solucionadora de todos os problemas, mas que ele compreenda essa tecnologia como algo que pode auxiliar, que pode facilitar a vida dele”, diz a professora Daniele Dias que coordena o Programa de Formação de Alfabetizadores e Docentes dos Anos Iniciais do ensino fundamental, desenvolvido pela UFPB em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com a Cátedra Unesco de EJA.