Na manhã da última quinta-feira (25), a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou uma capacitação de boas práticas para vendedores ambulantes que irão trabalhar no Festival da Massa”, que tem como atração bandas de reggae e vai acontecer no estacionamento de Jaraguá nos dias 26, 27 e 28 de maio.
A ação foi conduzida pelo coordenador da Visa Maceió, Airton Santos, e pela nutricionista da gerência da Inspetoria de Alimentos, Nicolle Dantas. A formação abordou os padrões sanitários exigidos para o manuseio e a comercialização de alimentos, a importância das condições de higiene, de estar atento ao prazo de validade, armazenamento e refrigeração dos produtos comercializados. Além disso, foi reforçado a questão dos cuidados no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Segundo Airton Santos, é de extrema importância essa preparação para os ambulantes para a venda segura de alimentos e bebidas na festividade, visando garantir a saúde dos consumidores em um momento de lazer.
“Essas ações são necessárias, pois preparamos os vendedores ambulantes acerca dos cuidados e protocolos sanitários, para que haja a diminuição dos riscos à saúde do consumidor por ingestão de alimentos e bebidas fora dos padrões”, destaca.
Nos dias do evento, as equipes de fiscalização vão percorrer os pontos de vendas, inspecionando se as práticas sanitárias estão sendo cumpridas pelos vendedores. A capacitação, que já faz parte do planejamento estratégico da Visa Maceió, tem como objetivo diminuir os riscos sanitários a partir de orientações aos comerciantes, visando proporcionar conscientização e evidenciar as normas sanitárias para assegurar a saúde do consumidor.
Ao final do evento, a equipe da Vigilância Sanitária disponibilizou certificados para os participantes.