Imagens que circulam nas redes sociais expõem o acúmulo de lixo durante o Carnaval de Olinda, especialmente no Sítio Histórico. Em um dos registros, foliões aparecem tropeçando e caindo ao tentar atravessar ruas tomadas por resíduos espalhados no chão.
Um dos episódios ocorreu durante o cortejo do Boi da Macuca, na noite da última segunda-feira (16), no bairro do Guadalupe. O vídeo, que viralizou nesta sexta (20), mostra a dificuldade de circulação em meio a sacos de lixo e restos acumulados ao longo do percurso do bloco.
Relatos nas redes indicam que o problema teria se repetido em outros pontos por onde passaram agremiações, dificultando o deslocamento de foliões e até a passagem dos próprios blocos.
Diante da repercussão, a vereadora Eugênia Lima (PT) anunciou que pretende propor a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a atuação da gestão municipal na limpeza urbana durante a festa. Ela classificou a situação como “vergonhosa”.
Em agosto de 2025, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco já havia alertado a prefeitura sobre risco de interrupção do serviço por atrasos de pagamento à empresa responsável pela coleta.
Em nota, a Prefeitura de Olinda afirmou que realizou operação especial de limpeza, com reforço de equipes, caminhões compactadores, varrição estratégica entre blocos e ações concentradas na madrugada. Segundo a gestão, centenas de agentes, tonéis de descarte e equipamentos mecanizados foram mobilizados para atender ao grande fluxo de foliões nas ladeiras históricas.











