O portal Agora Alagoas vem a público expressar seu repúdio à ação judicial movida pelo deputado Rafael Brito contra o portal Alagoas, solicitando a remoção da matéria intitulada “Operação ‘Capa Dura’ da PF no Rio Grande do Sul levanta suspeitas sobre a aquisição de mais de 50 milhões em livros pelo deputado Rafael Brito”.
Consideramos essa atitude uma afronta à liberdade de imprensa, um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal, que garante o livre exercício do jornalismo e o direito à informação, Brito tem usado a prática da “censura” contra outros portais de notícias, a exemplo do “união Polêmico”.
A matéria em questão expõe indícios de possíveis irregularidades na aquisição de materiais didáticos durante a gestão de Rafael Brito como secretário de Educação de Alagoas.
Em vez de recorrer ao Judiciário para silenciar a imprensa, esperamos que o deputado esclareça de forma transparente os pontos levantados, contribuindo para um debate aberto e honesto sobre o uso de recursos públicos.
Repudiamos veementemente qualquer tentativa de intimidação ou cerceamento da atividade jornalística.
A atitude do deputado Rafael Brito, ao buscar a remoção da matéria, fere não apenas o direito à informação, mas também mina a confiança da população nas instituições democráticas.
De acordo com o jornalista Berg Morais, do programa Farol Notícias, Rafael Brito também processou a página União Polêmico, além de ter entrado com cinco ações judiciais contra nosso portal.
Ele vem processando os jornalistas de Alagoas, tentando censurar o trabalho da imprensa.
Berg também disponibilizou o espaço no programa para que os jornalistas possam também se manifestar sobre.
* corrigindo: no momento existem 3 ações do Deputado Rafael Brito contra o Portal Agora Alagoas.