Maceió, 20 de maio de 2025.
Tempo: 🌡️ 26°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Operação flagra esgoto irregular em Jacarecica e BRK é autuada

 

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), deflagrou a Operação Línguas Sujas, que flagrou um grave caso de extravasamento de esgoto e ligação clandestina na rede de drenagem da capital. O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, acompanhou de perto a ação, realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em um trecho da Rua Major Isidoro, na altura do viaduto de Jacarecica.

 

O flagrante resultou na autuação da concessionária de saneamento BRK Ambiental, com base no Código Municipal de Proteção ao Meio Ambiente e na Lei Federal de Crimes Ambientais. Segundo Rodrigo Cunha, a ação visa coibir práticas que afetam diretamente o meio ambiente, uma vez que os dejetos encontrados na rede de drenagem deságuam no mar e, neste caso específico, no Rio Jacarecica. A Secretaria de Meio Ambiente de Maceió também autuará os responsáveis para que arquem com as consequências do crime ambiental.

 

Gabriel Rodas, coordenador de drenagem da Seminfra e responsável pela Operação Línguas Sujas, explicou que a pasta tem realizado um trabalho preventivo para identificar e flagrar irregularidades como essa. A Seminfra estima que o esgoto clandestino estava presente no local há muito tempo, prejudicando a população que paga pelo serviço de tratamento de esgoto. A operação continua em busca de outras irregularidades, visando proteger o meio ambiente e garantir a qualidade de vida dos maceioenses.