A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou neste sábado (3/1) que o país não se renderá aos Estados Unidos, apesar da operação militar que resultou na captura de Nicolás Maduro. A declaração foi feita durante reunião do Conselho de Defesa, em Caracas, onde a dirigente disse que o governo está preparado para defender a soberania nacional e os recursos estratégicos do país.
Em meio às incertezas sobre o futuro político venezuelano, Delcy reiterou que Nicolás Maduro continua sendo o presidente da Venezuela, mesmo após sua captura. A vice-presidente negou qualquer possibilidade de assumir o comando do país e contestou declarações de Donald Trump, que afirmou que os Estados Unidos pretendem conduzir o processo político até uma transição de poder.
Segundo Delcy Rodríguez, a operação norte-americana em território venezuelano tem como objetivo promover uma mudança de regime para se apropriar de recursos energéticos, minerais e naturais. Ela afirmou ainda que todo o poder nacional foi acionado para garantir a defesa da soberania e a integridade do país.






