A sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (25) foi marcada por um embate entre os parlamentares Teca Nelma (PT) e Leonardo Dias (PL) a respeito dos julgamentos da deputada Carla Zambelli e do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Teca Nelma celebrou a possível condenação de Zambelli pelo STF, destacando que a deputada já conta com maioria formada para sua punição pelo episódio em que perseguiu um homem com uma arma de fogo às vésperas das eleições de 2022. Além disso, a vereadora criticou aliados de Bolsonaro e ironizou supostos pedidos de asilo de seus filhos. “Eu tenho certeza que o Supremo Tribunal Federal fará parte desse primeiro passo da história. Nós já vimos algumas fugas, Eduardo ‘bananinha’ e Flávio ‘desmaio’ que já pediram asilo na Hungria e nos EUA. Mas quando a justiça aperta, eles fogem. Tá chegando sua hora, Bolsonaro, a Papuda te espera”, declarou.
Em resposta, o vereador Leonardo Dias saiu em defesa de Carla Zambelli, criticando a posição da colega. “Você que se diz tão defensora do feminismo está acusando a deputada dessa forma. Apesar de não concordar com o gesto, ela reagiu a uma pessoa muito maior que ela e confrontou alguém na rua. Podemos discordar do fato, mas ela não será presa por roubo, corrupção ou por receber apelidos de criminosos”, afirmou. Sobre Bolsonaro, Dias rebateu as declarações de Teca e alegou que o ex-presidente já teria sido “condenado” antes mesmo de qualquer crime ser comprovado. “O presidente está sereno e tranquilo”, concluiu.
O julgamento da deputada Carla Zambelli (PL) teve pedido de vistas e aguarda continuação pelo STF, mas já conta com a maioria dos votos para condena-la a cinco anos de prisão por porte de arma e ameaça. Já o ex-presidente, Jair Bolsonaro, passou hoje pela primeira fase do julgamento que vai decidir se ele será considerado réu na acusação de golpe de estado e entre outros crimes.