Nesta quinta-feira (9), na Câmara Municipal de Delmiro Gouveia, os vereadores aprovaram o aumento em 100% nos próprios salários para a próxima legislatura. Atualmente, a categoria recebe R$ 5 mil que, com o reajuste, a passará para R$ 10 mil. A decisão foi aprovada por maioria e contou com apenas uma ausência, a do vereador Júnior Lisboa, que não compareceu à sessão.
A sessão foi rápida e a votação ocorreu sem muitos debates entre os parlamentares. Conforme fontes internas, a decisão de aumentar os salários em 100% foi baseada na comparação entre os ganhos dos deputados e senadores federais com os valores recebidos pelos secretários municipais.
Além disso, os vereadores apontaram que o salário estava defasado e que, considerando o último reajuste concedido aos cargos de prefeito, vice-prefeito, secretário e adjuntos, era necessário esse ajuste na remuneração dos vereadores também.
A decisão dividiu opiniões entre a comunidade local, já que alguns moradores concordaram com a comparação salarial dos vereadores com o legislativo, enquanto outra parte da população ficou preocupada com o aumento das despesas do município. A expectativa é de que o reajuste passe a valer a partir dos próximos mandatos.