Os vereadores do município de Maribondo, João Izidro de Lima Netto, José Cledson dos Santos da Silva e Vanda Maria Florentino Ferreira, encaminharam uma denúncia ao Ministério Público de Alagoas (MPAL) contra a prefeita Leopoldina Amorim. O documento alega que a conduta da prefeita contra os servidores públicos pode configurar a prática de crime. A denúncia foi realizada em 5 de março.
Conforme os parlamentares, a denúncia foi motivada pela remoção de servidores municipais sem comunicação prévia. Os vereadores destacaram que as remoções ocorreram porque os servidores apoiavam um grupo político diferente do liderado por Leopoldina e usavam adesivos de outros candidatos, bem como participavam de manifestações políticas dos ‘adversários’.
A atitude da prefeita é ilegal e indica perseguição política, caracterizada pelo abuso de poder. Segundo a assessoria da prefeitura, Leopoldina está ciente da denúncia e garante que não houve perseguição, apenas remanejamento de servidores. O caso está em andamento na Procuradoria Geral de Justiça.