Após circular na internet vídeo do vereador da cidade de Nova Guarita, Cézar Alves (União Brasil – MT), amarrando e explodindo bombinha em pata de cachorro, Polícia colhe depoimento e político pode responder por maus tratos.
Nas imagens é possível ver o vereador amarrando bombinha na pata do animal, que se afasta antes do artefato explodir. O caso teria ocorrido na cidade de Sinop. O vereador justificou o ato como sendo uma “brincadeira”. Segundo o delegado responsável pelo caso, José Getúlio Daniel “É preciso lembrar que a lei 9.605 prevê a proteção ao meio ambiente, especificamente o artigo 32, que prevê a proteção aos animais doméstico ou domesticáveis, e ainda prevê como crime qualificado os maus-tratos a cães e gatos, com pena de reclusão de dois a cinco anos”. O estado de saúde do animal é desconhecido.
O político prestou depoimento à Polícia Civil e Cézar pode responder por maus tratos. O presidente Câmara onde atua se manifestou repudiando os atos. “Quero esclarecer que tanto eu, como nenhum vereador ou vereadora desta casa de leis não compactuamos com maus-tratos a animais, no fato mencionado. Informo os munícipes que as autoridades competentes do caso já tomaram as providências iniciais e aguardamos o curso das investigações e conclusões conforme a Lei, para que em paralelo possamos tomar providências cabíeis no âmbito do Poder legislativo Municipal”