O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela publicou uma nota, nesta terça-feira (26), na qual critica o posicionamento do Brasil em relação às eleições venezuelanas. O governo de Nicolás Maduro chama o pronunciamento brasileiro de “cinzento” e “intervencionista”, além de parecer “ter sido ditado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos”.
Mais cedo, o Itamaraty havia divulgado uma nota demonstrando “preocupação” com o processo eleitoral venezuelano, após a principal frente opositora não conseguir registrar a candidata Corina Yoris no Conselho Nacional Eleitoral.
A nota do Itamaraty disse que “o Brasil está pronto para, em conjunto com outros membros da comunidade internacional, cooperar para que o pleito anunciado para 28 de julho constitua um passo firme para que a vida política se normalize e a democracia se fortaleça na Venezuela, país vizinho e amigo do Brasil. O Brasil reitera seu repúdio a quaisquer tipos de sanção que, além de ilegais, apenas contribuem para isolar a Venezuela e aumentar o sofrimento do seu povo”.