Seja nos bairros centrais ou na orla, os carros elétricos já são uma realidade em Maceió. A capital litorânea, reconhecida pelas belezas naturais, agora, abraça a alternativa sustentável de mobilidade, que começa a transformar o trânsito local. Os números mostram que a união entre modernidade, economia, tecnologia e sustentabilidade, impulsionou de forma exorbitante as vendas no estado.
Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), a comercialização de carros elétricos em Alagoas cresceu 151,83% em 2024, comparado a 2023, quando foram vendidos 982 veículos. No último ano, foram vendidos 2.473 veículos, com a BYD liderando o mercado ao responder por 56,89% das vendas (1.407 unidades). A GWM ficou em segundo lugar, com 357 veículos, seguida pela Toyota, com 251. A expansão das vendas começou com a chegada da BYD JRCA em Maceió, em janeiro de 2024, consolidando a liderança da marca no estado. Além disso,o incentivo para a compra de carros elétricos inclui isenção de IPVA no primeiro ano e redução nas taxas nos anos seguintes. Medidas federais, como redução de taxas de importação e financiamento com juros baixos, também contribuem indiretamente.
Em Alagoas, Maceió possui a melhor infraestrutura de carregamento para carros elétricos, mas ainda precisa ampliar a oferta para atender à crescente demanda. Prédios novos já incluem pontos de recarga, enquanto os mais antigos enfrentam dificuldades para instalação. Quem não possui estrutura em casa pode utilizar pontos pagos ou gratuitos, distribuídos nos postos da Equatorial, Stella Maris, Carajás e nas concessionárias.