Uma operação da Polícia Militar de Alagoas apreendeu 60 aves silvestres em feiras livres nos municípios de Maceió e Rio Largo neste domingo (1º). A ação foi feita pelo Batalhão de Polícia Ambiental, com apoio da inteligência da corporação, para combater a venda ilegal de animais da natureza.
Na feira do bairro do Tabuleiro dos Martins, em Maceió, foram resgatadas 29 aves. Em Rio Largo, outros 31 animais foram encontrados sendo comercializados ilegalmente.
Os responsáveis por manter e expor os animais à venda tiveram termos circunstanciados de ocorrência registrados. A venda e a posse de animais silvestres sem autorização é crime ambiental, previsto na lei que protege o meio ambiente.
Após a apreensão, as aves foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde serão avaliadas, tratadas e, quando possível, devolvidas à natureza.
A Polícia Ambiental orienta a população a não comprar ou manter animais silvestres sem autorização. Criar ou vender esses animais sem permissão contribui para o tráfico ilegal e prejudica a biodiversidade.










