O Ministério da Saúde estipulou que a porcentagem ideal de vacinação contra gripe seria de 90% do público-alvo. Mas, a capital alagoana conquistou apenas 26,39% da população esperada. A campanha realizada pela Prefeitura de Maceió teve início no dia 10 de abril está prevista para finalizar na próxima quarta-feira (31).
A vacinação contra influenza está liberada para toda população e tem o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade. A vacinação deste ano é trivalente e sua formulação é efetiva contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
De acordo com a médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Mardjane Lemos é necessário que os grupos se risco busquem a vacinação nos pontos disponibilizados pela capital alagoana. “Os vírus da Influenza estão circulando. Existe uma chance de prevenção muito grande das complicações e dos óbitos através das vacinas que estão disponíveis no SUS. A Influenza e a Covid-19 podem ser tomadas de forma simultânea, uma em cada braço, ou se a pessoa optar tomar em dias diferentes não tem intervalo mínimo”, relata Mardjane Lemos.