Uso de celular está proibido em escolas municipais do Rio de Janeiro

Imagem: Reprodução

Os alunos das escolas municipais do Rio de Janeiro estão proibidos de utilizarem celulares e outros dispositivos eletrônicos. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (2), no Diário Oficial do Município. A utilização dos aparelhos nas salas de aulas já estava proibida desde agosto de 2023.

A mudança, estabelecida no decreto desta sexta, amplia a proibição para todo o ambiente escolar, no uso de celulares em aulas realizadas fora da sala de aula e até na hora do recreio. “Os celulares e demais dispositivos eletrônicos deverão ser guardados na mochila ou bolsa do próprio aluno, desligado ou ligado em modo silencioso e sem vibração, ou outra estratégia de preferência da equipe gestora da unidade escolar”, diz um trecho.

Conforme o secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, o uso dos aparelhos eletrônicos atrapalha a concentração e prejudica a aprendizagem. Nas redes sociais, ele publicou que a proibição tem o objetivo de estimular a interação entre estudantes e o professor.

O secretário também explicou que a decisão foi baseada em uma pesquisa de 2019 da Organização Mundial da Saúde, que recomenda nenhum tempo de tela para crianças de 0 a 2 anos e menos de uma hora de tela para crianças de 2 a 5 anos, como também na iniciativa de alguns países de banirem total ou parcialmente o uso de celulares nas escolas para outras faixas etárias.

Todos os direitos reservados