O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) vai promover um evento com prefeitos e secretários de educação, de saúde e de assistência social de Alagoas para discutir a evasão escolar no estado. Os encontros acontecem na terça (25) e na quarta-feira (26), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió.
De acordo com o Unicef, em novembro de 2020, 124 mil crianças e adolescentes não tinham acesso à educação no Estado, assim, o objetivo dos encontros é ampliar o movimento de busca ativa pelos menores de idade que estão fora da sala de aula.
Dennis Larsen, coordenador da Unicef para o Semiárido, reforçou que a finalidade do encontro é o engajamento do poder público para fortalecer o compromisso pelo direito à educação.
“Precisamos assegurar o acesso de cada menina e cada menino que está fora da escola e garantir que estejam protegidos e aprendendo no ambiente escolar. Para isso precisamos unir forças e adotar estratégias para enfrentar essa questão”, afirmou Larsen.
Durante o primeiro dia, acontece a Oficina da Busca Ativa Escolar, com cerca de 50 profissionais de 13 municípios da região metropolitana de Maceió. As equipes serão treinadas para a identificação, registro, controle e acompanhamento do público alvo.
Já no segundo dia, será realizado o Encontro Estadual pela Busca Ativa Escolar onde será assinada a Carta de Maceió “Fora da Escola não Pode”, para reafirmar o compromisso dos participantes com a promoção, defesa e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes de Alagoas.
A expectativa é que o evento reúna cerca de 400 participantes, entre prefeitos, secretários municipais, gestores estaduais e representantes de diversas instituições.