Search
Close this search box.
Search

Um ex-sem-teto que passou 20 anos sem estudar, foi aprovado no exame OAB em sua primeira tentativa.

Um ex-sem-teto e motoboy se tornou exemplo de determinação . Sérgio Chaves Pereira, 36 anos, voltou a estudar após 20 anos longe da sala de aula e, em 2022, conquistou a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

PUBLICIDADE


A vida de Sérgio Chaves sempre teve grandes dificuldades. “Quando eu tinha de 11 para 12 anos, fui parar em Teresina. Por ainda ser uma criança e sem oportunidades, acabei tendo que morar nas ruas daquela capital”, lembra.

“Para sobreviver, eu comia frutas estragadas no Ceasa. Pastorava carros em troca de algumas moedas, lavava louças de um pequeno box na rodoviária. Às vezes, por sorte, comia sopa em um local que fornecia esse alimento gratuito para pessoas que estavam na mesma situação que eu e, às vezes, comia resto de comida do lixo.”diz ele.

“Voltei aos estudos em 2017, depois de 20 anos que havia parado na 3ª série do ensino fundamental. Voltei na 4ª e 5ª, na época. Eu trabalhava em dois lugares, dia e noite. Então deixei o emprego da noite para estudar. No decorrer daquele ano, também fiz o Encceja. O resultado saiu em fevereiro de 2018 e fui aprovado. Então corri para pegar o certificado de conclusão do ensino médio. Fiz o vestibular em uma instituição particular e comecei o curso de direito”, afirma, entusiasmado.

Mesmo com muitas dificuldades, Sérgio se esforçou para alcançar a sua formação, em sua moto que usava para trabalhar como entregador, ele prendia anotações para poder estudar, e também em lugares estratégicos de sua casa como diz ele “Também tinha coisas escritas em locais estratégicos de casa, como na parede da pia do banheiro. Todos os dias eu tinha que olhar para aquela parede e lia o que estava escrito.”

Toda a sua dedicação o levou a aprovação, em sua primeira tentativa, no exame da Ordem da OAB.hoje ele ainda trabalha como entregador e como estagiário em um escritório de advocacia.

Todos os direitos reservados