18 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Última carta de Natal de jovem morto por leoa revela pedido por amor da mãe e oportunidade de trabalho

A última carta de Natal escrita por Gerson de Melo Machado, de 19 anos, morto após ser atacado por uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa (PB), veio a público nesta terça-feira (16) e comoveu as redes sociais. O texto foi compartilhado pela conselheira tutelar Verônica Oliveira, que acompanhou o jovem por parte de sua trajetória.

Intitulada “Desejo do Coração”, a carta foi escrita anos antes, quando Gerson estava internado no Centro Educacional do Adolescente (CEA). Nela, o jovem expressa pedidos simples e profundos: felicidade, o carinho e o amor da mãe e a chance de conseguir um emprego. “Eu queria ter uma grande felicidade que eu nunca tive, mas como Deus é maior, um dia eu vou ter. Eu queria ter a visita da minha mãe para ter carinho e amor”, escreveu.

No texto, Gerson também revela sonhos profissionais ligados ao cuidado com os animais, afirmando que gostaria de trabalhar como policial florestal ou veterinário. Segundo a conselheira, ele tinha forte afinidade com os animais, o que torna ainda mais simbólica a tragédia que marcou sua morte.

Verônica Oliveira afirmou ter sido profundamente impactada ao reler a carta, inicialmente compartilhada por Margarete, professora do CEA, em um grupo de estudos. “Gerson não pediu nada material, nada impossível. Mas, infelizmente, a vida dele foi cheia de impossibilidades. Dói ler uma carta tão simples e tão cheia de significado”, escreveu.

Gerson tinha diagnóstico de esquizofrenia e histórico de abandono, com passagens por instituições de acolhimento e internações interrompidas. Na carta, ele agradece o apoio recebido de profissionais que o acompanharam durante o período em que esteve privado de liberdade, citando professores, agentes, diretores, advogados e a juíza responsável pelo caso.

O jovem morreu no dia 30 de novembro após escalar um muro de mais de seis metros e ultrapassar as grades de segurança para acessar o recinto dos felinos no parque, conhecido como Bica. Segundo a Polícia Civil da Paraíba, ele foi atacado pela leoa Leona e morreu ainda no local.