8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Uber anuncia exclusão de veículos em viagens a partir de 2026; confira modelos:

A Uber anunciou mudanças nos critérios de aceitação de veículos para as categorias Black e Comfort, ambas consideradas premium pela plataforma. As novas regras proíbem alguns modelos e ano de fabricação dos carros circularem nas categorias e entram em vigor a partir de janeiro de 2026.

Em cidades como São Paulo, Curitiba, Brasília e outras grandes capitais, o Volkswagen Virtus só será aceito se fabricado a partir de 2026. Já modelos como Renault Duster, Honda City e Volkswagen Nivus precisarão ser de 2023 em diante. As regras variam conforme a cidade: em Belo Horizonte, Recife, Salvador e Campinas, o carro deve ser, no mínimo, de 2018; no Rio de Janeiro, veículos a partir de 2017 ainda serão aceitos. OS modelos populares Citroën Basalt e o Renault Kardian deixarão de ser aceitos nas categorias.

Além das restrições de modelo e ano, os veículos da categoria Black devem ter ar-condicionado, quatro portas e cores específicas (preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco). Os motoristas também precisam atender a critérios de desempenho de ter realizado mais de 100 viagens e manter a média de avaliações igual ou superior a 4,85 pontos.

A categoria Comfort também sofrerá mudanças similares. A Uber anunciou que haverá alteração no ano mínimo de fabricação dos veículos, além da exclusão do modelo sedã Renault Logan, independentemente do ano de produção. Os motoristas devem atender aos mesmos critérios de número mínimo de viagens e manter avaliações altas, sendo exigida uma média de 4,85 pontos em cidades como Curitiba, Porto Alegre e Brasília, e 4,80 pontos nas demais localidades.