Um vídeo postado na rede social X tem chamado a atenção de vários telespectadores. Nas imagens registradas por um turista argentino, um aparelho bloqueador de sinal Bluetooth interrompe a música de outras pessoas que usam caixa de som à beira da praia.
O dono do aparelho é o argentino Roni Bandini, o mesmo que postou o vídeo nas redes sociais, o turista comentou sua intenção de comercializar o aparelho. O diretor de tecnologia da Sage Networks, Thiago Ayub, explicou que: “Essa técnica, conhecida como jamming, consiste em dificultar ou interromper comunicações sem fio ao gerar uma forte interferência na mesma frequência utilizada pelos dispositivos. O equipamento responsável por essa interferência é chamado de jammer.”
Entretanto, Ayub revelou que o aparelho não pode ser comercializado no Brasil, considerando que dispositivos que usam comunicação Bluetooth precisam de homologação na Anatel. “Esse regulamento tem como intenção justamente impedir que aparelhos diferentes criem interferência entre si”, completa o especialista.