Durante o discurso do presidente Donald Trump na cerimônia de posse, nesta segunda-feira (20), as primeiras medidas do 47º presidente eleito foram anunciadas, e o restabelecimento do programa “Fique no México” foi citado.
As especulações a respeito do programa, que obriga os migrantes e solicitantes de asilo a permanecerem em território mexicano enquanto seus trâmites para entrar nos Estados Unidos estão em andamento, já eram presentes antes mesmo da cerimônia. Durante o discurso, o presidente eleito deu seu parecer a respeito: “Eu vou declarar emergência nacional em nossa fronteira ao sul [com o México]. Toda entrada ilegal será imediatamente barrada, e começaremos o processo de retorno de milhões e milhões de estrangeiros criminosos aos lugares de onde vieram. Restabeleceremos minha política de ‘permaneça no México'”, afirmou.
O presidente ainda afirmou o desejo de “eliminar todas as gangues criminosas que atuam, trazendo crime devastador para o solo americano” por meio da lei de imigrantes de 1708.