8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Trump diz que ‘Brasil não tem sido bom’ com os EUA e que vai divulgar tarifa até esta quinta-feira

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (9) que o Brasil será incluído em uma nova rodada de notificações tarifárias. Durante um evento na Casa Branca, ele disse que o país “não tem sido bom conosco” e antecipou que novas taxas serão anunciadas até amanhã. As tarifas variam entre 25% e 40% e passam a valer em 1º de agosto. Até agora, pelo menos sete países já foram notificados nesta segunda etapa.

Na última segunda-feira (7), 14 nações já haviam recebido cartas semelhantes, e a Casa Branca informou que mais comunicados serão enviados nos próximos dias. Segundo Trump, as novas taxas contra o Brasil se baseiam em “fatos substanciais” e em um “histórico anterior”. No entanto, dados oficiais mostram que os EUA têm registrado superávits comerciais com o Brasil desde 2009. Ao todo, as exportações americanas superaram as importações em US$ 88,61 bilhões.

Trump também ameaçou aplicar uma tarifa de 10% a todos os países do Brics, alegando que o bloco tenta enfraquecer o dólar como moeda global. “Se quiserem jogar esse jogo, tudo bem, eu também sei jogar”, disse o republicano. A fala gerou críticas e expectativa por uma resposta do presidente Lula. Para analistas, as medidas têm forte motivação geopolítica e visam reforçar o poder de barganha dos EUA.