8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

TRE-RJ estuda mudar locais de votação para evitar influência do crime organizado

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), avalia a mudança de locais de votação para as eleições de 2026, com o objetivo de proteger eleitores e mesários da influência de traficantes e milicianos. “As pessoas estão preocupadas, e não podemos deixar o eleitor com medo. O eleitor precisa ter liberdade para escolher seus candidatos”, afirmou o corregedor regional eleitoral, desembargador Cláudio Mello Tavares.

Durante o pleito de 2024, o TRE-RJ precisou utilizar veículos blindados da Polícia Militar, os chamados Caveirões, para transportar urnas eletrônicas em pelo menos 50 locais de votação. A nova estratégia pretende reduzir esse tipo de ocorrência, relocando seções eleitorais que funcionam em áreas de risco. Segundo o tribunal, as novas zonas deverão estar a até 1,5 quilômetro da residência do eleitor, para não comprometer o acesso ao voto.

O tema foi debatido em reunião realizada na sexta-feira (26), na sede do TRE-RJ, com representantes das forças de segurança e do Ministério Público. O grupo, formado por policiais civis, militares, federais e procuradores, tem a missão de reunir informações sobre candidatos e financiadores suspeitos de ligação com o crime organizado. “Muitas dessas pessoas tentam se infiltrar na política com grande poder econômico. Precisamos estar informados para evitar que essas candidaturas prosperem”, destacou o desembargador.