O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) tem realizado diversas campanhas com o objetivo de conscientizar os eleitores com deficiência sobre a importância de exercer a cidadania através do voto, da participação como mesário e da declaração da deficiência no cadastro eleitoral. O resultado desse trabalho apontou um aumento de 3.771 eleitores com deficiência, no eleitorado apto a votar nesta eleição, em relação a 2022. Na última eleição, 15.353 eleitores com deficiência estavam aptos a votar e, este ano, o quantitativo cresceu para 19.124 pessoas.
Os dados do eleitorado mostram que desde a última eleição, ocorrida em 2022, a crescente foi registrada da seguinte forma: pessoas com deficiência de locomoção eram 4.680 e passou para 5.470; com deficiência visual eram 2.658 e agora 3.229 e com deficiência auditiva passou de 1.056 para 1.457. Os demais eleitores com deficiência sem especificação no sistema como autistas, portadores da Síndrome de Down, múltipla e outros, passaram de 8.626 pessoas para 10.997.
“Para nós que compomos o TRE de Alagoas e, principalmente, os setores ligados à Acessibilidade e Inclusão, esse aumento é um grande avanço e reflete o trabalho que está sendo desenvolvido no último ano. Temos nos empenhado para promover a inclusão e garantir diretos e protagonismo para as pessoas com as mais variadas deficiências”, disse o desembargador Klever Rêgo Loureiro, presidente do TRE.
Entre as ações promovidas pelo órgão estão a inclusão de sessões especiais (mais acessíveis para facilitar a votação), novos recursos de acessibilidade nas urnas eletrônicas (com sistema em Braille, fones de ouvidos e tradução para a Língua Brasileira de Sinais), audiências públicas para captar sugestões de aprimoramento nos serviços, capacitação dos servidores, inclusão de mesários e coordenadores de locais de votação com deficiências, entre outras.
O TRE continua buscando meios para aprimorar todo o sistema eleitoral e garantir a inclusão e a acessibilidade, sem distinção, para todas as pessoas.
*Fonte: TRE/AL