O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) emitiu um comunicado esclarecendo um erro na quantidade de vagas para vereadores no município de Anadia, após as eleições municipais. De acordo com a nota enviada à imprensa, a Câmara Municipal havia informado à 48ª Zona Eleitoral que a cidade teria 11 cadeiras, quando o número correto seria nove. Com isso, duas candidatas eleitas, Dra. Daniele Freire (PP) e Maura do Biaú (PSB), não assumirão as vagas que excederam o total permitido.
A confusão ocorreu porque a Câmara se baseou nos dados do Censo de 2010, que indicava uma população de 17.424 habitantes, quantidade que garantiria 11 vagas no Legislativo Municipal. No entanto, o último Censo Demográfico de 2022 revelou uma redução da população para 13.966 habitantes, o que, de acordo com o artigo 29 da Constituição Federal, reduz o número de cadeiras.
A assessoria do TRE destacou que, na segunda-feira, dia 8, a Câmara de Anadia corrigiu o erro por meio de um ofício, e o juiz eleitoral já encaminhou o caso ao TRE para determinar os procedimentos de retotalização dos votos.