Gustavo Volney Mota Amaral, é engenheiro químico, e trabalha em uma das maiores empresas do país, a Petrobrás. Diga-se de passagem, o engenheiro tem a vida dos sonhos de muita gente. Ele conseguiu passar em primeiro lugar no curso desejado, trabalhar na área que se formou, passou no concurso na Petrobrás, casou com amor de sua vida e se tornou pai. Parece um sonho, né?
Alagoano, natural da cidade de Maceió, Gustavo Volney vive na cidade do Rio de Janeiro, onde atua como engenheiro de processamento da Petrobras desde 2023. “Trabalho no suporte operacional de um grupo de plataformas que a Petrobras possui, com monitoramento da eficiência de processo dessas plataformas. Totalmente na minha área. A gente vê toda a planta de processo das plataformas, que são navios, praticamente usinas que trabalham extraindo e processando petróleo em alto mar. É uma vaga destinada para engenheiros químicos”, disse.
Para Gustavo, o sucesso na profissão não está relacionado ao primeiro lugar no vestibular, mas, sim, há dedicação pessoal.” Depois que entra na turma, todo mundo está igual ali, nas mesmas condições, não tem privilégio por ser o primeiro, o segundo, o terceiro. Entrando, você vai estar na mesma turma, vai estar tendo a mesma aula que todo mundo. O diferencial é a mentalidade de você saber que aquilo ali não é só uma prova. Você está se preparando para a sua profissão no futuro”.
Durante 10 anos, Gustavo conseguiu alcançar muitos sonhos. Mas sempre esteja disposto a ter o amor de sua vida ao seu lado, Gustavo e a esposa Christiane estudaram juntos em Maceió, mas só começaram a namorar quatro anos depois do fim do ensino médio. O mestrado e o curso de formação da Petrobras de cerca de oito meses no Rio de Janeiro foram períodos em que o casal ficou longe.” Para a gente foi um período de muitos altos e baixos no sentido de relacionamento, porque a gente passou um tempo longe no mestrado e no curso de formação”.
Com tudo, Gustavo mostrou que com apesar de nem tudo sai como planeja, com determinação e dedicação as coisas dão certo.” Apesar de as coisas nem sempre serem 100%, a gente pode dar um jeito. A gente espera, sonha, planeja, e, ao longo dos anos, vai lidando com as circunstâncias. A minha vida até de estudos, graças a Deus deu super certo no colégio, na faculdade, no concurso, mas às vezes para algumas pessoas não acontece assim. Sou muito realizado com a minha vida e com as oportunidades que tive”, disse.









