12 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Trabalho é a principal razão para vazão escolar no Brasil, aponta IBGE

Divulgado pelo IBGE, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de domicílios Contínua (PNAD) 2024 revelam que a necessidade de trabalhar é o principal motivo que leva jovens brasileiros a deixarem a escola. A pesquisa apurou que 42% dos jovens de 14 a 29 anos que abandonaram os estudos ou nunca frequentaram a escola citaram o trabalho como razão para a evasão.

A situação evidencia o conflito entre estudo e sustento, principalmente entre os adolescentes e jovens que precisam contribuir com a renda familiar. Isso escancara uma realidade estrutural do país: a permanência na escola ainda é privilégio para muitos brasileiros.

Um dos principais motivos é a questão da renda. Jovens de famílias de menor poder aquisitivo são os mais atingidos, por enfrentarem maior pressão para ingressar precocemente no mercado de trabalho. Em muitos casos, entre a opções “estudar ou comer”. A evasão contribui pro chamado ciclo da pobreza: quanto menos estudo, menor acesso a empregos formais e bem remunerados.

Como consequência disso, os jovens que deixam a escola antes de concluir o ensino médio enfrentam maiores dificuldades para ingressar no ensino superior e alcançar mobilidade social.