O Projeto de Lei 1230/2024, que concede o título de Cidadão Honorário de Alagoas ao ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino, avançou na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) durante a sessão desta quarta-feira (20). O PL, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), já havia passado pelas primeiras comissões e pela primeira discussão em janeiro de 2025, e agora segue para a segunda discussão e votações em primeiro e segundo turno.
Na justificativa do projeto, o deputado destaca a trajetória de Flávio Dino, reconhecendo sua contribuição ao fortalecimento das instituições democráticas, ao respeito aos direitos fundamentais e à promoção da justiça social no Brasil. Natural de São Luís, Maranhão, Dino possui formação em Direito, atuou como juiz federal por mais de 12 anos, e é mestre e professor universitário.
Flávio Dino também construiu carreira política expressiva, sendo deputado federal, governador do Maranhão por dois mandatos consecutivos e, em 2023, nomeado Ministro da Justiça e Segurança Pública, cargo em que atuou no enfrentamento da violência e no combate a atos antidemocráticos. Atualmente, integra o Supremo Tribunal Federal.
Nesta fase do projeto, nenhum deputado se apôs a matéria que deve seguir para a votação com expectativa de entrega da homenagem ao Ministro Flávio Dino.









