Uma nova tendência nas redes sociais, especialmente no TikTok, tem chamado a atenção de especialistas em saúde: homens estão raspando completamente os cílios como uma suposta afirmação de masculinidade. A prática, que ganhou força em países como os Estados Unidos e o Reino Unido, começa a circular também entre jovens brasileiros e acende um alerta no meio médico.
Apesar de parecer inofensivo, o hábito representa sérios riscos à saúde ocular. “Os cílios não existem apenas por estética. Eles têm funções fundamentais para a proteção e o funcionamento adequado dos olhos”, explica o oftalmologista Lucas Zago Ribeiro, do Hospital Israelita Albert Einstein.
Segundo o especialista, os cílios atuam como uma barreira natural contra poeira, sujeira e micro-organismos, além de ajudarem a filtrar o ar e a radiação ultravioleta. Eles também são altamente sensíveis, ativando o reflexo do piscar ao detectar qualquer aproximação de objetos, e contribuem para reduzir a evaporação da lágrima, evitando o ressecamento dos olhos.
A remoção total desses fios compromete todos esses mecanismos de defesa. O principal risco imediato é a lesão de estruturas delicadas, como a córnea e a borda das pálpebras. Além disso, o uso de lâminas ou objetos cortantes próximo aos olhos pode provocar ferimentos graves, dolorosos e com potencial de causar danos permanentes à visão.








