Search
Close this search box.
Search

Tendência de onda de calor intenso no Brasil: expectativa de recordes de temperatura

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para um episódio de calor excepcional que atingirá grande parte do Brasil nos próximos dias. As temperaturas previstas para esta semana e a próxima devem superar significativamente as médias históricas de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país, com grande potencial para quebra de recordes para o mês de setembro, e até mesmo recordes absolutos.

PUBLICIDADE


Uma massa de ar extremamente quente cobrirá o território brasileiro nos próximos dias. Embora o calor seja comum no Centro-Oeste e Sudeste nesta época do ano, o calor esperado será anormalmente alto, tornando-se uma situação de elevado perigo. Estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão experimentarão temperaturas próximas ou superiores a 40ºC.

As áreas mais críticas serão o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas poderão atingir 43ºC a 45ºC, especialmente na região do Pantanal e áreas adjacentes. Além disso, várias cidades no Norte, Goiás, Sudeste e em alguns estados do Nordeste também registrarão temperaturas próximas ou acima de 40ºC. O Rio de Janeiro poderá enfrentar um fim de semana escaldante, com algumas estações meteorológicas prevendo temperaturas superiores a 40ºC. O Triângulo Mineiro e o Noroeste de Minas Gerais serão as áreas mais afetadas pelo calor extremo, com máximas acima dos 40ºC. A intensidade do calor deve atingir o pico entre o final desta semana e o início da próxima. Modelos numéricos indicam que a temperatura em 850 hPa (equivalente a 1.500 metros de altitude) poderá chegar a 30ºC no Centro-Oeste do Brasil, um fenômeno raro que ocorre apenas em massas de ar extremamente quentes, como a que atingiu o Sudoeste dos Estados Unidos em julho deste ano.

Todos os direitos reservados