Tema da Redação do #Enem2023 Aborda Desafios da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado da Mulher no Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Os candidatos serão desafiados a escrever sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A orientação do Inep é que o texto seja dissertativo-argumentativo, ou seja, as ideias devem ser fundamentadas por explicações e argumentos sólidos, abordando o tema em até 30 linhas.

Neste ano, mais de 3,9 milhões de candidatos se inscreveram para realizar a prova do Enem. Além da redação, que aconteceu neste domingo (5/11), os estudantes responderam às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou o tema por meio de uma publicação nas redes sociais do Inep, antigo Twitter. No ano passado, o Enem também abordou o termo “desafios” no tema da redação, pedindo aos estudantes que escrevessem sobre os “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

A nota da redação tem um peso significativo no resultado final do exame, exigindo que os candidatos sigam algumas regras, como a apresentação de argumentos sólidos e um texto com entre sete e 30 linhas. Os estudantes terão a oportunidade de responder às questões de matemática e ciências da natureza no próximo domingo (12/11).

Todos os direitos reservados