29 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Tarcísio visita Bolsonaro na Papudinha pela primeira vez desde prisão do ex-presidente

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), visita nesta quinta-feira (29) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela primeira vez desde que ele passou a cumprir pena em uma unidade prisional. O encontro, autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, está previsto para ocorrer entre 11h e 13h, no 19º Batalhão da PMDF, conhecido como “Papudinha”.

Até então, o último encontro entre os dois havia ocorrido em agosto do ano passado, quando Bolsonaro estava em prisão domiciliar. Desde então, a condenação do ex-presidente transitou em julgado e ele passou a cumprir pena em regime prisional. Moraes chegou a autorizar a visita de Tarcísio no dia 22, mas o compromisso foi cancelado por conflito de agenda e desgaste político.

Em nova decisão, o ministro do STF liberou a visita do governador em outra data e também autorizou encontros de Bolsonaro com o ex-ministro Jorge Antônio de Oliveira Francisco, na quarta-feira (28), e com o senador Rogério Marinho (PL-RN), no dia 4. As visitas devem seguir as regras estabelecidas pela unidade onde o ex-presidente está detido.

A reunião ocorre em meio às articulações da direita para as eleições de 2026, marcadas por divergências internas. A decisão de Bolsonaro de lançar o filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como candidato frustrou aliados que defendiam Tarcísio como nome mais competitivo. Diante do desgaste, o governador reafirmou publicamente lealdade ao ex-presidente e declarou apoio ao nome indicado por ele.