8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Superfungo genital: saiba mais sobre infecção que se espalha na Europa

Um superfungo transmitido sexualmente está sendo alvo de grande alerta na Europa e já registrou casos na América. Com contaminação silenciosa, o Trichophyton mentagrophytes tipo VII (TMVII) tem alta resistência a medicamentos e já foi identificado em Abu Dhabi, Alemanha, Canadá, Dubai, Estados Unidos e França.

Originalmente descrita em animais, a micose está sendo cada vez mais encontrada em humanos, especialmente entre homens que mantêm relações homossexuais. Apesar de não ser fatal, o fungo é descrito por médicos como altamente inflamatório, podendo resultar em cicatrizes permanentes e tratamentos com medicações que podem durar meses.

Autoridades alertaram ainda que o diagnóstico demora cerca de três semanas para ficar pronto em laboratório, o que pode levar a tratamentos errados e maior transmissão durante esse período de espera. Nos Estados Unidos, quatro casos já foram identificados após o primeiro diagnóstico em Nova York, em um rapaz que viajou pela Europa e praticou sexo com outros homens sem preservativos.