Na madrugada desta segunda-feira (2/9), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento sobre o bloqueio do X no Brasil, decisão ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes. A turma tem até às 23h59 para validar ou rejeitar a deliberação do ministro.
Até às 6h30, Moraes já havia apresentado seu voto, que foi apoiado pelo ministro Flávio Dino. A expectativa é que a maioria dos ministros endosse o bloqueio. Os demais membros da turma, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin, também participarão do julgamento, e apenas um voto a mais é necessário para a confirmação da decisão.
Moraes argumenta que a empresa responsável pelo X tem desrespeitado ordens judiciais e não pago multas, promovendo um ambiente de impunidade nas redes sociais. Ele justifica a suspensão imediata do X e a imposição de uma multa diária de R$ 50 mil. Flávio Dino apoiou a decisão com base na soberania nacional, no respeito às decisões judiciais e na limitação da liberdade de expressão diante de violações graves.