No começo da noite desta sexta-feira (9), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O julgamento ocorreu no plenário virtual.
Relator do caso, Alexandre de Moraes votou pela punição e foi acompanhado por Flávio Dino e Cristiano Zanin. Os ministros Luiz Fux e Carmen Lúcia tem até a próxima sexta-feira (16) para relatar seus votos.
Zambelli foi condenada a dez anos de prisão em regime inicialmente fechado, pagamento de multa, perda do mandato parlamentar após todos os recursos serem julgados e inelegibilidade. Delgatti recebeu pena de oito anos e três meses de reclusão em regime inicialmente fechado e pagamento de multa. O hacker já está detido em prisão preventiva. Ambos também terão que pagar indenização de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos.
De acordo com a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli e Delgatti cometeram os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica por esquematizarem uma ação de atacar o sistema do CNJ, a fim de desacreditar a Justiça e incitar atos antidemocráticos.