O Dia do Servidor Público, comemorado nesta terça-feira (28), transformará a rotina de Alagoas, com a paralisação completa dos serviços públicos em níveis federal, estadual e municipal. A data, transferida para esta semana, fará com que órgãos como repartições estaduais, INSS e postos de atendimento ao cidadão permaneçam de portas fechadas, retomando o atendimento apenas na quarta-feira.
O funcionamento será mantido apenas para os serviços considerados essenciais ou de urgência e emergência. Na área da saúde, hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) operarão em regime de plantão 24 horas. Serviços básicos como coleta de lixo, segurança pública (polícias e bombeiros) e abastecimento de água também devem manter as escalas de trabalho.
Em contrapartida, o comércio e os serviços privados seguirão em ritmo normal ou com horários especiais, aproveitando o dia de folga do funcionalismo. Shoppings, supermercados e estabelecimentos comerciais devem funcionar, mas é recomendado que o público verifique os horários de abertura e fechamento, que podem ser reduzidos em algumas redes.
Já as agências bancárias e os Correios não realizarão atendimento presencial. Para esses serviços, a população deve recorrer aos canais eletrônicos e caixas de autoatendimento. A recomendação geral é planejar-se para evitar imprevistos, especialmente com a ausência de atendimento nos órgãos governamentais.











