A disseminação dos serviços de transporte de passageiros por motociclistas de aplicativo é um perigo gigantesco. De acordo com especialistas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o aumento da oferta vai resultar em uma elevação nos acidentes de trânsito. As mortes no trânsito foram incluídas no Atlas da Violência.
Apesar dos técnicos entenderem que aumenta a oportunidade de mais pessoas estarem com trabalho, não é visto com bons olhos o aumento de motocicletas pela quantidade de pessoas que se ferem ou perdem a vida em decorrência de acidentes com motos. Os especialistas apontam que a vestimenta inadequada de pilotos e passageiros, a pressão econômica das empresas que oferecem o serviço e a necessidade de ter uma renda como fatores que podem contribuir para que os incidentes aumentem exponencialmente.
Porém, o Ipea reconhece que o aumento dos serviços ocorre por diversos fatores: transporte público deficiente, qualidade baixa dos asfaltos e trânsito caótico. Além disso, reconhecem que proibir o motociclismo por aplicativo é prejudicar as pessoas mais pobres e que moram na periferia, que recorrem à moto por necessidade, não por escolha.











