Maceió, 13 de maio de 2025.
Tempo: 🌡️ 26°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Sergio Moro critica STF por manter Collor em liberdade após condenação por corrupção; processo avalia que o ex-presidente tenha recebido mais de R$20 milhões

Sergio Moro

O senador Sérgio Moro usou a rede social X para criticar a lentidão no andamento do processo contra o ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello. Em sua publicação, Moro ironizou o fato de Collor permanecer em liberdade mesmo após ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção e lavagem de dinheiro.

“Feliz é o ex-presidente Collor com a celeridade imposta pelo STF ao seu processo. Denunciado em 2015, foi julgado e condenado, em maio de 2023, por corrupção e lavagem de dinheiro a 8 anos e 10 meses de prisão, mas, em março de 2025, aguarda em liberdade os embargos dos embargos”, escreveu Moro.

Collor foi condenado pelo STF por crimes relacionados à BR Distribuidora. Segundo a acusação, ele teria recebido R$ 20 milhões para facilitar contratos irregulares entre a estatal e a UTC Engenharia, com o auxílio dos empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos.

O julgamento no Supremo contou com oito votos pela condenação e dois pela absolvição. A ministra Rosa Weber, última a votar, destacou que os indícios contra Collor foram amplamente corroborados por provas documentais e testemunhais. No entanto, ela afastou a acusação de organização criminosa, classificando os crimes como associação criminosa.

Apesar da condenação em 2023, Collor segue em liberdade aguardando o desfecho dos recursos, o que gerou a crítica pública de Moro sobre a demora na execução da pena.