Maceió, 09 de maio de 2025.
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Senadores querem barrar aumento de deputados federais

O acordo para aumentar a quantidade de deputados federais tem causado discussão no Senado. Senadores de oposição, como Cleitinho (Republicanos-MG) e Eduardo Girão (Novo-CE), publicaram vídeo nas redes sociais para manifestar total descontentamento com a possível mudança.

Cleitinho considera que o aumento na quantidade de deputados é uma “patifaria”. Girão avalia que a mudança representa R$ 46 bilhões a mais por ano apenas com salários, sem contar com verbas de gabinete e auxílios parlamentares. O senador cearense vai mais além e destacou que há uma proposta de sua autoria para que a Câmara tenha apenas 300 deputados. O objetivo dos senadores é pressionar o povo para haver mobilização a fim de evitar o aumento.

Caso o acordo entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) seja selado, a Casa passaria a ter 527 deputados, 14 a mais dos 513 que compõem a atual legislatura. A alteração não teria efeitos em Alagoas, com a manutenção dos nove parlamentares.

A quantidade de deputados é baseada em uma proporcionalidade baseada na população brasileira, com base no Censo do IBGE em 2022. O STF determinou que a Câmara precisa se adequar até o próximo dia 30 de junho.