O encerramento da atual legislatura no Senado Federal pode representar o encerramento do caminho político do senador Fernando Collor de Mello (PTB). Collor foi de prefeito de Maceió até presidente da república, na última eleição deixou de candidatar-se para fazer palanque político para Jair Bolsonaro (PL).
Sem mandato a partir de fevereiro, os analistas políticos começam a especular o futuro do ainda senador. Alguns dizem que ele irá tirar um período sabático no exterior, outros que ele tentará uma reaproximação com o presidente Lula (PT) em busca de espaço.
Foi até comentado por trás das cortinas que Collor poderia disputar a prefeitura de Maceió em 2024, porém essa possibilidade foi descartada, pois, sua influência está concentrada no interior do Estado, inviabilizando a candidatura.
O que é certo, é que o apoio político de Collor na disputa pela prefeitura da capital alagoana, pode ser decisivo. É provável que este apoio seja direcionado para JHC (PL), já que o mesmo foi um dos importantes aliados de Jair Bolsonaro nas eleições deste ano.