12 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Sem 13º, férias e recursos para a saúde: funcionários dos Correios anunciam greve na próxima terça (16)

O sindicato dos funcionários dos Correios anunciou um indicativo de greve para a próxima terça-feira, 16 de dezembro, caso a empresa mantenha medidas que, segundo a categoria, representam retirada de direitos. A decisão foi reforçada após um ato em frente ao Palácio do Planalto nesta quarta-feira (11), seguido de reunião entre representantes do Sintect-DF, da Fentect e o deputado Guilherme Boulos.

De acordo com o Sintect-DF, foram discutidos temas como a campanha salarial, a ausência de contraproposta econômica da estatal e o agravamento da situação financeira da empresa. O sindicato afirma que a ECT cortou o vale-peru, reduziu 70% do período de férias, suspendeu o plano de saúde e enfrenta dificuldade para pagar o 13º salário, o que tem acentuado a insatisfação dos trabalhadores.

O governo reconhece a crise enfrentada pelos Correios e aponta que a empresa precisa de cerca de R$ 6 bilhões neste ano para quitar dívidas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o plano de reestruturação da estatal prevê ampliar a oferta de serviços, incluindo produtos financeiros como previdência e seguros, prática já adotada por sistemas postais de outros países.

Segundo Haddad, a estratégia busca diversificar as receitas e fortalecer o caixa da empresa, que opera em um cenário de alta pressão financeira. A proposta está em avaliação e deverá orientar os próximos passos da reestruturação dos Correios.