A esquerda, representada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), está perdendo eleitores nas periferias das cidades que disputam o segundo turno das Eleições 2024. Um levantamento, realizado pelo O Globo, mostra que candidatos do partido têm recebido menos votos que no início dos anos 2000 nas áreas mais pobres do país.
A análise leva em conta bairros com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) em capitais como São Paulo e Porto Alegre. Até nas periferias, região de grande apoio ao PT, a situação da esquerda está se dificultando. Na disputa pelo primeiro turno, as urnas também confirmaram uma vitória do centro e da direita, tendo o PSD como partido que elegeu mais prefeitos, seguido por MDB e PP.
Na última sexta-feira (11), em Fortaleza, o presidente Lula deu uma entrevista para a rádio O Povo/CBN e reconheceu que o PT precisa reajustar seu papel na política após os resultados do primeiro turno. O presidente destacou que o partido elegeu mais nomes do que em 2020, porém os resultados ficaram concentrados no Nordeste. Dos 248 prefeitos eleitos pelo partido, 168 foram na região. Em São Paulo, berço do PT, foram apenas três prefeituras conquistadas.