Search
Close this search box.
Search

Secretaria de Saúde de Maceió apresenta medidas contra aumento de casos de meningite

A secretária em exercício da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), Bruna Monteiro, compartilhou com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) as ações tomadas para conter o crescimento dos casos de meningite na capital alagoana. A apresentação ocorreu no auditório da SMS, no Centro de Maceió, e envolveu membros da Diretoria de Vigilância em Saúde e especialistas em Epidemiologia.

PUBLICIDADE


Durante a reunião, Bruna Monteiro destacou uma linha do tempo que ilustrou as medidas continuas já adotadas pela Vigilância Epidemiológica para combater a meningite. Essas ações incluem orientações nas escolas, a implementação de quimioprofilaxia ampliada para contatos de pacientes confirmados e o apoio direto de médicos para avaliação de casos. Além disso, profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de diversas localidades foram capacitados para identificar precocemente os sintomas da doença.

Segundo Bruna Monteiro, uma investigação conduzida por especialistas do Ministério da Saúde em parceria com o EpiSUS revelou que o pico dos casos de meningite ocorreu em junho de 2023, com foco nos bairros de Benedito Bentes e Jacintinho. Essas informações são cruciais para orientar a abordagem da SMS no enfrentamento desse surto de doenças meningocócicas.

Todos os direitos reservados