Uma doença de rápida contaminação e comum entre crianças e adultos, o vírus mão-pé-boca (MPB) é uma doença viral que causa lesões na boca, nas mãos e nos pés. Por seu alto teor de transmissão é importante entender como é a prevenção, como pode ser transmitido, quais os sintomas e como é tratado.
O vírus causador é Coxsackie, que pode levar de 3 a 7 dias para apresentar os sintomas após a exposição. As crianças, por sua vez, possuem maior facilidade em serem infectadas pelo vírus e apresentam sintomas como febre baixa, erupções cutâneas dolorosas nas mãos, pés e boca, lesões vesiculares ou bolhas que se tornam úlceras, dor de garganta e perda de apetite. A transmissão acontece pelo contato direto com secreções infectadas, fezes ou objetos contaminados.
Por ser uma doença que ainda não possui vacina, os métodos de prevenção devem ser executados com bastante atenção e em caso de infecção, é recomendado tomar bastante líquido e respeitar o repouso necessário. Para se prevenir deve lavar bem as mãos frequentemente, higienizar regularmente brinquedos e superfícies, orientar as crianças para que não compartilhem objetos pessoais e evitar contato com pessoas infectadas. A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió disponibiliza profissionais em vários postos de saúde para cuidar e orientar a população sobre a doença.