16 de fevereiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Saúde leva alegria, inclusão e prevenção para o Carnaval em Joaquim Gomes

A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo, neste Carnaval, uma série de ações que unem alegria, acolhimento e cuidado com a população. As atividades, que começaram na semana passada, reforçam o compromisso da gestão municipal em garantir que o período festivo seja, acima de tudo, um momento de inclusão, prevenção e atenção à saúde. Entre as ações, foi realizado o Carnaval no TEA, um momento especial voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, com um ambiente organizado, acolhedor e adaptado às necessidades sensoriais, proporcionando uma tarde marcada por música leve, brincadeiras, fantasias e muito respeito.

A programação também contou com o Carnaval no CAPS, uma atividade carnavalesca no serviço de saúde mental, fortalecendo vínculos, promovendo interação e momentos de lazer. Um bloco saiu pelas ruas do centro da cidade levando alegria e diversão. Outro destaque foi o Bloquinho do Melhor em Casa, que levou a equipe de saúde, junto com uma banda de música e muita animação, até as residências dos pacientes, promovendo momentos de alegria, com mensagens de cuidado, bem-estar, inclusão e apoio aos usuários do programa e familiares.

Já no sábado, a secretaria realizou um pitstop de Carnaval, com distribuição de camisinhas, reunindo orientações de prevenção, ações educativas e abordagens voltadas à promoção da saúde, além de muita animação, reforçando a importância de curtir a folia de forma responsável. As ações fazem parte da programação especial de Carnaval da Secretaria Municipal de Saúde de Joaquim Gomes, que segue trabalhando para garantir um Carnaval mais humano, acessível e voltado para todas as pessoas.

“Nosso objetivo é mostrar que o Carnaval também pode ser um espaço de cuidado, inclusão e atenção à saúde. Pensamos cada ação com muito carinho, desde as crianças com TEA, passando pelos usuários da saúde mental, pelos pacientes atendidos em casa, até as pessoas que estão curtindo a festa nas ruas. Cuidar das pessoas é a nossa prioridade, em qualquer época do ano”, destacou a secretária Katyane Costa.