A Câmara Municipal de Maceió aprovou por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do vereador Brivaldo Marques que institui o Programa Municipal de Apoio à Saúde Emocional no Ambiente de Trabalho. A proposta, que já passou por todos os trâmites legislativos, segue agora para a sanção do prefeito.
O programa tem como foco incentivar empresas de Maceió a adotarem práticas que promovam o bem-estar emocional dos seus colaboradores, com ações preventivas e de apoio ao tratamento de transtornos como depressão, ansiedade e estresse.
Com diretrizes voltadas à realização de palestras, rodas de conversa, parcerias com profissionais da saúde mental, capacitação de lideranças e promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis, o projeto também prevê a concessão do selo “Empresa Amiga da Saúde Emocional” às instituições que se destacarem no cuidado com seus trabalhadores.
“Esse programa nasce da necessidade urgente de humanizarmos o ambiente de trabalho e reconhecermos que saúde mental é tão importante quanto qualquer outro aspecto da vida profissional. A valorização emocional dos trabalhadores é essencial para um futuro mais equilibrado, justo e produtivo”, destacou o vereador Brivaldo Marques.
Agora, a expectativa é que o prefeito sancione a lei e Maceió avance mais uma vez como referência em políticas públicas que cuidam das pessoas. Porque saúde mental também é política pública.











