O maior programa de saúde itinerante do país, o Saúde da Gente, ultrapassou, nessa quarta-feira(4), a marca de 1 milhão de atendimentos realizados em Maceió. A iniciativa, implantada em 8 de agosto de 2022 pela Prefeitura de Maceió, se tornou um grande sucesso na capital alagoana por levar, de forma rápida e acessível, serviços de saúde às comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Atualmente, o Saúde da Gente registra a marca de 1.009.539 atendimentos em Maceió, sendo 273.724 atendimentos na tenda geral (Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde Infantil), 82.037 atendimentos em Saúde Animal, 70.304 em Saúde Mental e 583.474 atendimentos na frente de Saúde nas Grotas.
Com seis frentes de atuação e itinerário móvel, o programa permanece por duas semanas em cada localidade que se instala, facilitando o acesso aos serviços de saúde àqueles que mais precisam de um atendimento médico.
O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, participou dos primeiros passos da criação do programa, em 2022. “Tudo era uma grande expectativa no começo. Sabíamos que seria um programa revolucionário em nossa capital. Mas hoje, após dois anos de Saúde da Gente, podemos contemplar essa maravilhosa realidade em Maceió, que já alcança mais de um milhão de atendimentos e garante ainda mais assistência e saúde às comunidades que tanto necessitam”, destacou.
Serviços de saúde
Entre os serviços de saúde disponíveis à população estão clínico geral, dentista, oftalmologista, exames laboratoriais, vacinação, consultas ginecológicas, exames de citologia, ultrassom, inserção de DIU, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, atendimento pediátrico, encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha, atendimento médico veterinário, vacinação antirrábica e vermifugação de animais, dentre outros.
Local de atendimento
Até este sábado, dia 7 de setembro, o Saúde da Gente estará instalado no Residencial Alamedas do Pontal, que fica situado no final da rua da UPA Benedito Bentes. Os serviços de saúde estão sendo prestados na região desde o dia 22 de agosto.
Como acessar os serviços
Para ter acesso aos serviços, o cidadão deve apresentar um documento com o número do CPF e cartão do SUS. O atendimento acontece das 8h às 20h.
Fonte: Secom Maceió